Rio Apresenta projetos do seu porto olímpico.

O Rio de Janeiro deu nesta terça-feira um passo importante rumo à revitalização de parte de suas áreas degradadas, com o anúncio do projeto vencedor do Concurso Porto Olímpico de arquitetura, promovido pela prefeitura para renovar a zona portuária da cidade, tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016. Um complexo urbano criado pelo escritório carioca BLAC, capitaneado pelo arquiteto João Pedro Backheuser, foi o escolhido entre 83 participantes.

A grande inspiração de Backheuser veio de Barcelona, cidade que aproveitou a chance de sediar a olimpíada de 1992 para se reinventar. Lá, não só a zona portuária, mas também toda a orla, foi transformada em polo cultural após o final da competição. Não à toa, o arquiteto carioca associou-se ao escritório do catalão Alonso Balaguer para criar o projeto.

O complexo prevê a construção das vilas de mídia (para hospedar jornalistas) e de árbitros, alguns centros operacionais que auxiliarão a logística dos jogos e um centro de convenções integrado a um hotel cinco estrelas – a torre de 45 andares que se destaca na paisagem. Tudo pensado para se transformar em edifícios de habitação, comércio e serviços, no mesmo espaço público, depois da olimpíada.

Esta pelo menos é a intenção declarada pelo arquiteto e também pela prefeitura carioca. A entidade vai usar este projeto como base para elaborar o definitivo e, em agosto, pretende divulgar o resultado de um outro concurso: o que vai escolher o projeto do Parque Olímpico, a ser construído na Barra da Tijuca.

Via

Anúncios

Sobre Alf Arquitetura & Design

Alf Arquitetura & Design é referência em Design de interiores e Arquitetura. Alem de contar com os melhores profissionais do mercado.
Esse post foi publicado em Têndencias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s