A arquitetura e as gerações.

Primeiro vamos ter uma pequena conversa sobre gerações para poder entender o que isso tem haver com arquitetura. A geração Baby Boom é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional, a partir da pós segunda guerra mundial, seguida pela Geração X inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970. A Geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, é um conceito em sociologia que se refere aos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z. Já a Geração Z  é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas desde a segunda metade da década de 90 até os dias de hoje.

A arquitetura hoje está voltada para o mercado da Geração Y/Z, ou seja, a geração que já nasceu “conectada” com a tecnologia, que cresceu gostando do conforto estético e conceitual proporcionado por ela. Adequar a arquitetura para essa geração nem sempre é uma tarefa fácil, pensar em uma arquitetura atemporal hoje, que possa ser vista daqui a cinco anos como uma arquitetura capaz de acompanhar essa evolução é uma tarefa que requer cada vez mais do arquiteto.

Antigamente em uma sala de reunião, bastava o conforto, uma mesa ampla e assentos confortáveis. Atualmente, as salas de reuniões contam, além da mesa e assentos confortáveis, com a tecnologia. São televisões cada vez maiores, um sistema de som extremamente potente, conexão wi-fi, computadores, notebooks, projetores… E ainda com certeza teremos mais coisas para adicionar a esta lista daqui a cinco anos. Desenvolver a arquitetura para as tecnologias atuais nem sempre é o suficiente.

Não se pode travar uma batalha contra a tecnologia, se adequar a ela é a solução mais fácil e com certeza a mais barata a médio e a longo prazo. Além do mais, estamos falando de uma geração que de acordo com a Alloy Media, tem hoje, o recorde de 16 milhões de consumidores com poder econômico de mais de 300 bilhões de dólares.

Isso significa que, focar nessa geração não é uma opção. Se adequar a essa nova realidade é garantir um mercado amplo e consistente.

 

Anúncios

Sobre Alf Arquitetura & Design

Alf Arquitetura & Design é referência em Design de interiores e Arquitetura. Alem de contar com os melhores profissionais do mercado.
Esse post foi publicado em Alf Arquitetura e Design, André Alf, Arquitetura, Decoração, Design, Têndencias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s