O que é estilo hype/hipster?

Curto e grosso, direto do motto dicionário : Promoção extrema de uma pessoa idéia ou produto. Excessiva publicidade  em torno de uma idéia, pessoa ou produto.

E se tratando de Brasil, hype foi abrasileirado com o significando o seguinte significado:  é o assunto que está “dando o que falar” ou algo que todo mundo fala e comenta! Geralmente é algo passageiro, as vezes duradouro, seria algo como o assunto da moda no momento! (Ex. atual: Big Brother Brasil)

A palavra deriva de hyperbole  que é uma figura de linguagem  que representa
o exagero de algo ou uma estratégia para enfatizar alguma coisa (Ex. Com a fome que estou comeria um cavalo!)

Outra palavra derivada é o hipster, este termo se refere a um grupo social, ou tribo.  sabe aquele amigo seu que adora inventar moda mas fica horrorizado quando outras pessoas começam a vestir algo parecido? Então.

De modo superficial, hipster não passa de um jeito diferente de classificar pessoas que, até há pouco, seriam tachadas de moderninhas. O termo começou a ser utilizado em Nova York lá pelo início dos anos 2000, e vem da palavra “hip”, que pode ser traduzida como inovador.

Mas o que isso tem haver com decoração, arquitetura, designer? TUDO. Afinal, como diria um bom hipster tudo está conectado em alguma esfera. E bem sabemos que a moda é a ponte que molda o mundo da decoração, designer, arquitetura entre outras coisas.

O estilo hipster, como disse acima se refere a pessoas moderninhas, mas não somente modernas, mas são pessoas modernas que resgatam e se inspiram em épocas diferentes e culturas diferentes para compor não só seu estilo, mas também a decoração da sua casa. Um bom exemplo é a casa de Alexandre Herchcovitch que abriu as portas de sua casa para a Vogue.

Alexandre Herchcovitch é um hipster, desdo seu estilo pessoal a sua casa, Alexandre decorou sua casa refletindo a cultura hipster, misturando peças barrocas com referências aos ícones da cultura pop:

Outros exemplos achados pela internet de hipster que conseguirão mesclar a cultura pop, o “old” e o classico sem ficar – muito – extranho:

Muitos clichês da decoração hipster ao mesmo tempo.

Back at his place, nightcap in hand, she noticed the bingo cage and saw blades and immediately regretted ever trusting OK Cupid’s vetting process.<br /><br /><br /><br /><br />
(Photo: Chris Wahl; Dwell)

“The wall art revealed his true friends. Anyone who said ‘Windows’ was shown the door.”<br /><br /><br /><br /><br />
- caption by contest winner M_Sullivan<br /><br /><br /><br /><br />
(Photo: Jake Stangel; Dwell)

Bem, dá para notar a influencia vintage, clássica, neo-clássica, indie.

Para terminar esse post, em respeito aos hipster, que tal ouvimos um música para entrar no clima hyper?

Anúncios

Sobre Alf Arquitetura & Design

Alf Arquitetura & Design é referência em Design de interiores e Arquitetura. Alem de contar com os melhores profissionais do mercado.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Decoração, Dicas, Têndencias e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para O que é estilo hype/hipster?

  1. Jéssica disse:

    Muito legal, amei a matéria!

  2. Raul disse:

    Nossa muito esclarecedora e adorei a iniciativa da matéria, mas que estilo pavoroso hein…. Me parece mais uma desordenação de idéias do que um estilo definido, talvez tenha uma influencia surrealista, já que tem origem no vintage. Não é a toa que tem caracteristicas efêmeras, pois apresenta quantidade de informações com potencial para cansaço da percepção visual humana (tendencia natural do ser humano em tudo que pratica cem excesso). Nunca tinha ouvido falar nele, obrigado pela informação. Sempre bom saber algo novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s